O Escutismo

O Escutismo é um movimento à escala mundial que reúne 161 Organizações Escutistas Nacionais (OEN), presentes em 216 países e territórios, constituído por mais de 35 milhões de rapazes e raparigas, homens e mulheres em todo o mundo. O movimento escutista a nível internacional pretende fomentar a educação para a paz, através de um espírito de compreensão e solidariedade entre os povos, despertando nos jovens o respeito pela interculturalidade, tornando-os verdadeiros cidadãos do mundo. O Escutismo constitui assim uma fraternidade mundial, onde os seus membros se caracterizam por elementos identificativos transversais comuns ao Escutismo, tais como o lenço, a lei e a promessa, legados por BadenPowell (B-P).

A Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) é uma organização mundial independente e sem fins lucrativos, ao serviço do movimento escutista, tendo como objetivo promover a unidade e o entendimento das finalidades e princípios do Escutismo, facilitando a sua disseminação e desenvolvimento. O Escutismo é um movimento de educação não formal de jovens, baseado na adesão voluntária dos seus membros, acessível a todos, não político e independente, tendo em vista a construção de um mundo melhor. A sua principal finalidade é contribuir para a educação dos jovens, rapazes e raparigas, através de um sistema de autoeducação progressiva baseado num sistema de valores – adesão à Lei e Promessa do Escutismo – de acordo com o ideal de B-P. (em escutismo.pt/)

O nosso agrupamento e a sua história

A iniciativa de criar um Agrupamento de Escuteiros Católicos em Sintra surgiu da vontade conjunta do casal Pedro e Isabel Lopes, e do Padre Carlos Jorge, o pároco na altura. Da vontade passaram à ação e em Janeiro de 1998 o agrupamento estava pronto para iniciar as suas atividades, para preparar aqueles que viriam a ser os primeiros Lobitos e Exploradores do Agrupamento.

Foi assim que no dia 27 de Setembro de 1998, 12 crianças fizeram a sua promessa de Lobito, 14 jovens fizeram a sua promessa de Explorador e 4 adultos ingressaram no movimento, fazendo a sua promessa de Dirigente.

A filiação do Agrupamento 1134 - Sintra veio em 27 de Novembro desse ano, na Ordem de Serviço Nacional Nº 479, apresentando ainda a Alcateia nº 120 e o Grupo Explorador nº 128. O Grupo Pioneiro nº 119 foi criado no ano seguinte, em Setembro de 1999, e o Clã nº 102 surgiu em 2001.

Ao longo dos seus 20 anos de história, passaram pelo Agrupamento perto de 400 elementos, realizando atividades de Norte a Sul do país e nos Arquipélagos, e participando, também, em inúmeras atividades nacionais e internacionais.