III Secção

"O Grupo é a unidade natural entre os rapazes, quer para a brincadeira, quer para o mal, e o rapaz de carácter mais decidido entre eles é geralmente escolhido para chefe.” 

Baden-Powell, O Sistema de Patrulhas, 7,  (introdução)

No CNE denomina-se por Comunidade a Unidade correspondente à III Secção. Os elementos da Comunidade são os Pioneiros, que são adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Estão divididos em pequenos grupos de 4 a 8 elementos a que chamamos Equipas e a cor da Secção e do lenço dos Pioneiros é o Azul (debruado a branco), que recorda a imensidão do céu e a profundidade dos mares e simboliza a grandeza do ideal “Sempre Mais Longe” no serviço do bem que prometem cumprir aquando da Promessa/Investidura.

A atividade típica das Comunidades de Pioneiros, organizada segundo o Método de Projeto, denomina-se Empreendimento. Deve existir uma competição inter-equipas, organizada com sentido de justiça, atenção e dedicação e com o propósito de fazer crescer o espírito de corpo, de promover o respeito pelas regras e desenvolver a eficiência e o gosto por ser melhor.

No nosso Agrupamento, a Comunidade é formada por 3 Equipas de Pioneiros, denominadas: Viriato, Walt Disney e Marcelino da Mata.

O local de reunião das Equipas de Pioneiros designa-se por Abrigo.

O patrono da nossa comunidade é São João de Brito, sendo São Pedro o patrono dos Pioneiros do CNE.

A Comunidade reúne o seu Conselho de Comunidade, que funciona como um órgão deliberativo, nomeadamente, para escolher o projeto de Empreendimento. Reúne ainda o seu principal órgão, o “motor da unidade” - o Conselho de Guias - que é composto pelos Guias de Equipa, o Chefe de Comunidade e seu adjunto e o Guia da Comunidade, a quem compete a sua gestão. Não havendo Guia de Comunidade, a gestão é rotativamente entre aos Guias. São elaboradas atas das suas reuniões.